O MB Trac é a versão de um trator desenvolvido pela Mercedes-Benz e baseado em sua plataforma Unimog, desenvolvido pela Mercedes-Benz entre 1973 e 1991.
Naquela época, seu design apresentava quatro rodas idênticas, altas velocidades e motores potentes – um conceito considerado revolucionário.
A plataforma Unimog teve bastante sucesso, embora originalmente se destinasse a ser uma plataforma agrícola.
Como resultado, a Daimler-Benz produziu um novo veículo em 1972, o MB Trac (Mercedes-Benz tratores), projetado para ser mais orientado para a agricultura mecânica em larga escala.
O novo trator combinou a tecnologia de tração nas quatro rodas Unimog e uma transmissão de potência em quatro rodas grandes com a aparência de um trator – um capô fino, atrás dele uma cabine de motorista angular e altamente elevada.
Ao contrário dos tratores convencionais, a cabine está situada entre os eixos, semelhante às grandes carregadeiras de rodas com tração nas quatro rodas.
No entanto, o motorista não dirige com um eixo dianteiro e traseiro articulado, mas com um eixo dianteiro direcionável normal.
Dos MB Trac 65 e MB Trac 70 iniciais (mais tarde MB Trac 700), uma ampla plataforma evoluiu para o MB Trac 1500 para serviço pesado em poucos anos.
Ela culminou no MB Trac 1800 Intercooler, que foi a última edição.
O MB Trac teve sucesso no mercado, embora não atendesse às altas expectativas que a Mercedes-Benz havia estabelecido.
A Daimler-Benz posteriormente fundiu a MB Trac (Mercedes-Benz tratores) com as atividades de máquinas agrícolas da Deutz AG .
A fabricação da série MB Trac terminou em 1991, quando a linha de produção foi assumida pela empresa Werner.
Quarenta e um mil veículos foram produzidos do MB Trac original. 30.000 ainda estão em serviço.
Algumas unidades usando a plataforma unimog foram fabricadas desde que a Mercedes-Benz abandonou o negócio agrícola e várias empresas incorporaram a tecnologia em seus próprios produtos.
Na Bélgica , a empresa UCA começou a converter máquinas MB Trac e WF Trac para manobras ferroviárias em 1981.
A produção e o desenvolvimento do produto continuam na Werner Forst & Industrietechnik (Werner Foresting and Industrial Technology) da Alemanha com marca WF TRAC.
Veja mais em https://www.werner-trier.de/