Proálcool completa 50 anos

Em 1975, no auge da ditadura militar e com a crise do petróleo, o governo brasileiro cria o Proálcool. Considerado o maior e mais ambicioso programa de produção e uso de combustíveis renováveis do mundo, o Proálcool tinha como premissa reduzir a dependência de combustíveis fósseis e se tornou um importante marco no desenvolvimento econômico e automotivo brasileiro das últimas cinco décadas.

Hoje, com uma emissão de carbono avaliada em 30%, o uso do etanol é considerado uma alternativa sustentável ao uso da gasolina. Mas, para além da sustentabilidade, o Programa Nacional do Álcool impactou diretamente a expansão agrícola no País, mudanças no uso da terra, desenvolvimento das usinas sucroenergéticas e o desenvolvimento dos motores flex e a álcool.

Dividido entre diferentes fases, na década de 80, os carros a álcool ganharam uma enorme popularidade e se tornaram o maior número de veículos adquiridos no período. Nos anos 90, com problemas no abastecimento do etanol, o programa entrou em crise. Uma renovação do programa ocorreu

na primeira década do milênio, especialmente quando, em março de 2003, com o lançamento do Volkswagen Gol 1.6 total flex, foram introduzidos carros flex capazes de rodar tanto a gasolina quanto a etanol.

 

Mais notícias

© Védera Nutrição Animal - Todos os direitos reservados.