Inicialmente, a empresa (que nasceu no estado de Indiana, nos Estados Unidos, em 1919) planejava produzir localmente motores a diesel de alta potência, em faixas superiores às oferecidas pela concorrência na época.
Ao fornecer propulsores e geradores para os comboios militares norte-americanos da Segunda Guerra Mundial, a Cummins tornou-se conhecida na Europa e a partir de 1960 expandiu a atuação para países como Austrália, Índia, México e Japão.
Por aqui, a empresa iniciou suas atividades com a fabricação do motor N-927, um dos mais modernos de sua gama, em meados dos anos 70. Desde então, a Cummins investiu na produção de chassis de ônibus e motores a diesel para as mais diversas aplicações, incluindo picapes, caminhões (leves e pesados) e até embarcações.
Atualmente, a Cummins emprega 1,6 mil pessoas com o propósito de impulsionar um mundo mais próspero por meio de seus negócios e de três pilares de responsabilidade corporativa: educação, ambiente e justiça social. Tudo para contribuir com uma sociedade saudável.
Nessa jornada de meio século no Brasil, a Cummins Brasil contribuiu com grandes inovações e participou de passagens importantes da indústria automotiva nacional. A seguir, relembramos alguns dos momentos mais icônicos.