✚ HOJE É DIA DE VACINAÇÃO ✚

9 de setembro de 2015



A cidade de Uruguaiana abre no dia 09 de setembro (quarta-feira) administração da SEGUNDA DOSE DA VACINA HPV que se estenderá até 30 de setembro (quarta-feira), para todas as adolescentes na faixa etária de 09 anos a 11 anos. 
Trata-se de mais uma estratégia de Saúde Pública com o objetivo de reforçar as atuais ações de prevenção do câncer do colo do útero e verrugas genitais. O Ministério da Saúde adotou Vacina QUADRIVALENTE do papilomavírus humano 6, 11, 16 e 18 (recombinante) – vacina HPV que confere proteção contra HPV de baixo risco (HPV 6 e 11) e de alto risco (HPV 16 e 18).
Na primeira etapa de vacinação com a vacina quadrivalente contra o papilomavírus humano (HPV) realizado em Uruguaiana foram vacinadas 2.620 meninas de 09 a 11 anos. Isso corresponde a uma cobertura vacinal de 55% deste segmento da população, sendo que a nossa população alvo é de 4.763.
A partir de 09 de setembro de 2015 iniciaremos a aplicação da 2ª dose dando continuidade ao esquema de três (3) doses: 0 (1ª dose), 6 meses após (2ª dose) e 5 anos após (3ª dose), preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações.
É fundamental que estas adolescentes recebam está segunda dose, pois assim, produziram uma maior resposta imunológica (maiores títulos de anticorpos) contra verrugas genitais e o câncer do colo do útero.
A continuidade da vacinação contra o HPV das adolescentes ocorrerá nas escolas Municipais, Estaduais e Particulares ou unidades básicas, sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso ou pai ou responsáveis. No entanto, caso ou o pai responsável não autorize a vacinação do adolescente na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.
É muito importante que o adolescente leve o cartão de vacinação ou a caderneta do adolescente no dia da administração da vacina, pois é um documento onde está registrada a 1ª dose e será registrada a 2ª dose.


© Védera Nutrição Animal - Todos os direitos reservados.

- AOVIVO - Informação 24h de plantão