Lixão de Uruguaiana X Catadores do Lixão

6 de setembro de 2015

Na quinta feira, 03/09, na BR 472, onde estaria ocorrendo o Transbordo do lixo de Uruguaiana para Candiota, encontramos a seguinte situação:
As 40 famílias de Catadores de resíduos que atuavam direta no Lixão de Uruguaiana, interditaram a entrada e saída de caminhões na empresa.
Impedidos de atuarem no Lixão, fechado pela justiça, eles pretendiam reciclar junto à estação de Transbordo, mas como foram também impedidos, acabaram interditando a entrada do local como protesto para serem ouvidos pela prefeitura.
Intermediamos reunião com o secretário de Meio ambiente e a vice prefeita e conseguimos com os lideres do movimento a liberação do local, argumentando a disposição de se abrir o diálogo com o executivo, além de não prejudica o recolhimento do lixo da cidade.
Na reunião os líderes rejeitaram trabalhar junto ao centro de triagem que busca materiais recicláveis nos bairros da cidade e, em contrapartida, ouviram a promessa de fazerem a catação em outros bairros.
Na sexta-feira, 04/09, como fora também acertado a secretaria de ação social cadastrou todos os Catadores, fato ocorrido na Esplanada da estação.
Na oportunidade os lideres informaram, à vice prefeita que lá esteve, a impossibilidade de trabalharem nos bairros pela distância do local de venda e porque os animais das carroças não aguentariam o trabalho diário, visto não terem carros para o recolhimento.
Contactado o secretário de Meio ambiente, ele foi taxativo de que não seria possível autorizam a entrada de Catadores no local do Transbordo. O vereador Irani Coelho Fernandes solicitou uma reunião com o senhor Prefeito, no que foi respondido que ele não estava na cidade.
Os lideres então decidiram que iriam novamente interditar a entrada do local de Transbordo.
Antes disso, foi combinado que antes levariam o assunto ao conhecimento do Ministério Público.
Enquanto isso, pela insensibilidade de nossas autoridades, 40 famílias que viviam do reciclado no Lixão passam necessidades.
Créditos:Irani Coelho Fernandes

© Védera Nutrição Animal - Todos os direitos reservados.

- AOVIVO - Informação 24h de plantão