Operação Gris combate contrabando de cigarro na fronteira com a Argentina

10 de julho de 2015

Tags:
A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, 10 de julho, a Operação Gris de combate ao contrabando de cigarros na fronteira do Brasil com a Argentina. Cerca de 100 policiais cumprem 21 mandados de busca e apreensão nas cidades de Uruguaiana e Barra do Quaraí.A investigação teve início em fevereiro de 2013 e identificou um grupo de contrabandistas e revendedores de cigarros fabricados no Paraguai. A mercadoria ilícita entrava no Brasil por de Paso de Los Libres, na Argentina, e era distribuída em diversas cidades gaúchas da fronteira oeste e também no Uruguai. Os investigados são reincidentes na prática do comércio ilegal de cigarros.
Durante as investigações foram presas 15 pessoas em flagrante, apreendidos três veículos, R$ 283 mil em dinheiro e mais de 80 mil maços de cigarros, cuja estimativa de tributos sonegados aproxima-se de R$ 300 mil. 

A deflagração da Operação Gris na manhã de hoje teve o apoio da Brigada Militar e da Receita Federal. Os investigados responderão pelo crime de contrabando e de associação criminosa, com penas de até 8 anos de reclusão.
 
O contrabando de cigarros fomenta a prática de outros crimes que afetam diretamente a sociedade, como sonegação fiscal e tributária, corrupção ativa e passiva, crimes ambientais e contra a saúde pública. Outra operação de combate ao contrabando de cigarros (Travessia 14) foi deflagrada pela PF no início do mês (02/07), com a prisão de 28 pessoas no Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.
 
Será concedida entrevista coletiva às 10:30 horas de hoje na Delegacia da Polícia Federal em Uruguaiana (Rua General Vitorino, nº 1736).

Fonte: Radio Charrua AM/FM

© Védera Nutrição Animal - Todos os direitos reservados.

- AOVIVO - Informação 24h de plantão