SMEC inaugura o Espaço Municipal de Produção para Alimentação Escolar em Carazinho

14 de junho de 2016

Tags:Carazinho
Foto:Diário AM

A chamada padaria municipal irá produzir pães, bolachas, cucas e massas que serão oferecidos na merenda escolar de todas as escolas da rede. Intenção é reduzir os custos e oferecer produtos com maior qualidade nutricional

Em um espaço público que antes era usado como moradia se concretizou um sonho bastante antigo de alguns profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, de ter uma padaria pública onde fosse possível produzir pães, bolachas, cucas, massas e outros produtos a serem fornecidos na merenda escolar da rede municipal, produzidos feitos com menos componentes químicos e processamento do que os industrializados adquiridos tradicionalmente no mercado.



Na tarde desta segunda-feira (13), representantes da SMEC, poderes Executivo e Legislativo estiveram no Bairro Planalto onde inauguraram o Espaço Municipal de Produção para Alimentação Escolar, que fica próximo da EMEI Leonel de Moura Brizola. A Nutricionista da SMEC, Elenise Ehrhardt, comenta que o espaço era uma ideia já antiga e que representará, além de economia com a compra de produtos, melhor qualidade do que é consumido na merenda escolar, já que serão alimentos menos industrializados. “ Este é um desejo antigo de melhorar a qualidade da alimentação por pequenas mudanças e que podem propiciar a diminuição de custos. Após muito empenho conseguimos viabilizar este espaço”, comemora.



No local foram instalados um cilindro, fatiador, estufas, extrusora, forno e outros equipamentos de padaria que serão usados na produção. Conforme a nutricionista, duas servidoras trabalharão de segunda a sexta-feira no local e a previsão é de que a produção seja suficiente para suprir toda a demanda da SMEC, que hoje atende a quase seis mil alunos.



A SMEC já vinha fazendo parte dos produtos que estão sendo usados na merenda escolar numa parceria que tinha com o CMEP, agora, no entanto, a capacidade de produção será ampliada. A estimativa é de que haja uma economia de 10% com a oferta dos produtos pela padaria. Foram aplicados nas aquisições de equipamentos cerca de R$ 23 mil.(Diário  AM)


© Védera Nutrição Animal - Todos os direitos reservados.

- AOVIVO - Informação 24h de plantão