Temer visitará áreas atingidas por enxurradas no RS

9 de janeiro de 2017

Tags:
O presidente Michel Temer vai sobrevoar, na manhã desta segunda-feira, as cidades de Rolante e Riozinho, duas das mais atingidas pelos temporais e alagamentos nos últimos dias. Tanto o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, através de sua conta no Twitter, quanto o líder do governo Sartori na Assembleia, deputado Gabriel Souza (PMDB), em entrevista à Rádio Guaíba, confirmaram que Temer pousará de helicóptero em Rolante, onde terá um encontro com prefeitos de municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias. O encontro está marcado para 9h e há expectativa de anúncio de liberação de recursos. A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto não confirma o encontro.
Os dois municípios foram os mais atingidos pela enxurradas e já decretaram situação de emergência. O aceite do decreto depende do Ministério da Integração Nacional. A assessoria do ministro da pasta, Helder Barbalho, ainda não confirma a presença dele nas atividades.
A vinda de Temer está confirmada desde a última quarta-feira, antes da enxurrada em Rolante, para uma atividade de entrega de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A cerimonia está marcada para a manhã dessa segunda-feira. Os veículos chegaram neste neste domingo ao Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, onde será realizada a solenidade. O transporte dos veículos foi feito por 21 caminhões do tipo cegonha desde São Paulo, em uma viagem começou na sexta-feira. Participarão do evento, junto com Temer, o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o governador José Ivo Sartori e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o também gaúcho e ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.
Essas ambulâncias fazem parte de um total de 340 adquiridas pelo Ministério da Saúde para serem distribuídas por todo o Brasil. Entre as 61 que ficarão no Rio Grande do Sul, sete são de suporte avançado. As outras 54 são de suporte básico.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, as cidades contempladas foram escolhidas de acordo com critérios técnicos, como solicitação prévia pelo município ao Ministério da Saúde, frota de veículos com mais de 200 mil quilômetros rodados e mínimo de três anos de uso. As novas ambulâncias têm valores estimados de R$ 297 mil (suporte avançado) e R$ 150 mil (suporte básico).
Na terça-feira, Temer viaja para o funeral do ex-presidente de Portugal, Mário Soares. Soares morreu nesse sábado, aos 92 anos, após mais de 20 dias de internação. Temer divulgou nota de pesar pela morte do ex-presidente e registrou que o mundo perdeu “um estadista” e “um defensor da democracia e da liberdade”.
Protesto na primeira viagem do presidente ao RS
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) promete realizar uma manifestação contra o presidente Michel Temer nesta segunda-feira, que marca a primeira visita oficial ao Estado desde que assumiu o cargo. A concentração de sindicalistas está previstas para as 9h30 de amanhã, em frente ao portão do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Conforme a direção da entidade sindical, essa é uma oportunidade para protestar contra a reforma trabalhista e previdenciária. (Radio Guaiba)

© Védera Nutrição Animal - Todos os direitos reservados.

- AOVIVO - Informação 24h de plantão