Embora John Deere, Massey Ferguson, Valtra e Case dominem o mercado de tratores agrícolas, a Volkswagen está se aventurando nesse setor com uma abordagem inovadora. A empresa, que é mais conhecida pelos seus veículos de passageiros, está a implementar um programa de tratores agrícolas elétricos no Ruanda, como parte do projeto GenFarm, iniciado em 2022. que visa aumentar a produtividade agrícola local com um modelo de trator elétrico movido por baterias de lítio.
Em colaboração com a Universidade de Ruanda, a Volkswagen desenvolveu um trator leve e elétrico, projetado para emissões zero. No entanto, ele não estará disponível para venda direta, mas sim por meio de um sistema de assinatura, nenhum fazendeiro pode reservar o trator e um operador capacitado. Segundo Nikolaj Ardey, diretor-executivo de inovação do Grupo VW, o objetivo é fornecer uma alternativa sustentável para a mecanização agrícola.
O projeto é focado na região de Gashora, a cerca de 60 km de Kigali, onde o uso desses tratores deve começar em 2025, com energia proveniente de painéis solares instalados nos campos.