Uruguaiana rumo aos voos do desenvolvimento.

5 de agosto de 2015

Após dois anos com voos suspensos, o Aeroporto Internacional Rubem Berta será reativado, desta vez com linhas aéreas ligando Uruguaiana a Porto Alegre e vice-versa. Com o retorno dos voos comerciais, o município ganha um impulso a mais para o desenvolvimento.
Os últimos voos regulares no Aeroporto Rubem Berta ocorreram em maio de 2013, na época, a empresa NHT Linhas Aéreas operava voos de Uruguaiana à Santa Maria e de Santa Maria à Uruguaiana, na aeronave L412, com capacidade para 18 passageiros.
Em entrevista à Imprensa da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – ACIU, o superintendente do Aeroporto, Jorge Tadeu Marques da Silva, informou que a empresa Após dois anos com voos suspensos, o Aeroporto Internacional Rubem Berta será reativado, desta vez com linhas aéreas ligando Uruguaiana a Porto Alegre e vice-versa. Com o retorno dos voos comerciais, o município ganha um impulso a mais para o desenvolvimento.
Os últimos voos regulares no Aeroporto Rubem Berta ocorreram em maio de 2013, na época, a empresa NHT Linhas Aéreas operava voos de Uruguaiana à Santa Maria e de Santa Maria à Uruguaiana, na aeronave L412, com capacidade para 18 passageiros.
Em entrevista à Imprensa da Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana – ACIU, o superintendente do Aeroporto, Jorge Tadeu Marques da Silva, informou que a empresa Cia Azul Linhas Aéreas está em tratativas para operar os voos nas linhas “Porto Alegre/Uruguaiana” e “Uruguaiana /POA”. Salientou que a aeronave a ser utilizada será a ATR, com capacidade para 70 passageiros. De médio-porte, com propulsão turbo-hélice combinada com asas altas, tem o projeto voltado para a utilização tipicamente civil, no transporte regional de passageiros em rotas curtas e médias.
De acordo com o Plano Nacional de Aviação deverão ser realizados alguns ajustes para o retorno dos voos no Aeroporto Rubem Berta. Segundo Jorge Tadeu, “deverá ser criada e adequada uma sala de embarque para atendimento específico ao tipo de aeronave a ser utilizada”. Salientou ainda “que a Prefeitura de Uruguaiana e seus parceiros se dispuseram a realizar a referida adequação em forma de convênio com a Infraero”. Segundo ele, “o valor da obra seria em torno de R$ 30 mil reais”.
O superintende do Aeroporto acredita que o retorno dos voos comerciais trará muitos benefícios para a fronteira. “No mundo moderno de hoje, a comunicação e o transporte aéreo são fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade do porte de Uruguaiana ou mesmo, da região. Uruguaiana está a 600 km de Porto Alegre onde, praticamente, todas as coisas acontecem e é necessário 8 horas de viagem para fazer este percurso via terrestre. É tempo precioso demais para o empresariado!”, declarou Jorge Tadeu. 
Horários previstos para os voos
A empresa Cia Azul Linhas Aéreas deverá operar voos regulares de Porto Alegre à Uruguaiana e de Uruguaiana à Porto Alegre, em horários aproximados das 12h02min (Saída POA), 13h45min, (Chegada Uruguaiana), e 14h10min (Saída Uruguaiana) 15h 53min (Chegada POA). Deverá oferecer voos de domingo a sexta-feira, sem voo no sábado. Quanto a valores, não há nenhuma previsão. “O que sabemos, relacionando os aeroportos de Santa Maria e Pelotas, é que os preços são competitivos. Os voos destas cidades têm ocupações em torno de 80 a 85% das aeronaves”, informou Jorge Tadeu.
 Por: Giovana Petrocele/MTB:14.786

© Védera Nutrição Animal - Todos os direitos reservados.

- AOVIVO - Informação 24h de plantão